Você está pronto para dominar o jogo amado do tênis de mesa? Seja você um iniciante ou um jogador experiente, entender as regras é essencial para aproveitar totalmente o esporte. Aqui está um guia abrangente das regras do tênis de mesa, apresentando informações vitais que elevarão seu jogo.
O saque é o ato de iniciar um ponto. O sacador deve jogar a bola para cima verticalmente e, em seguida, bater nela para que ela toque seu próprio lado da mesa e salte sobre a rede para o lado do oponente. A bola deve quicar uma vez em cada lado da mesa antes que o adversário a retorne.
Regras Específicas do Serviço | Informações Adicionais |
---|---|
A bola deve ser lançada a pelo menos 16 cm acima da superfície da mesa | Regras Oficiais da ITTF |
A bola deve ser atingida abaixo do nível da cintura | Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) |
O retorno é o ato de devolver a bola após o saque ou qualquer rebatida subsequente. O jogador que retorna deve bater na bola para que ela toque uma vez em seu próprio lado da mesa e salte sobre a rede para o lado do oponente.
Regras Específicas do Retorno | Informações Adicionais |
---|---|
A bola deve ser retornada antes que ela toque duas vezes no lado do jogador | Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) |
O jogador que retorna não pode bloquear, segurar ou lançar a bola | Regras Oficiais da ITTF |
Os pontos são marcados quando o adversário não consegue retornar a bola legalmente. Um ponto também pode ser concedido se o adversário:
As faltas ocorrem quando um jogador não segue corretamente as regras. As faltas comuns incluem:
Tipo de Falta | Descrição |
---|---|
Serviço ilegal | O saque não atendeu às especificações |
Retorno ilegal | O retorno não atendeu às especificações |
Dupla rebatida | Bater na bola mais de uma vez em um único golpe |
Toque na rede | A raquete toca a rede |
Movendo a mesa | Mover a mesa durante uma jogada |
Um jogador ganha um ponto quando o adversário comete uma falta. O jogador que primeiro atingir 11 pontos vence o jogo. Se o placar estiver empatado em 10-10, o jogo continua até que um jogador ganhe por uma margem de dois pontos (por exemplo, 12-10, 13-11).